segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Roberto Gil de Camargo


Roberto Gil Camargo

            Roberto Gil nasceu em Itapetininga, interior do estado de São Paulo, em 1951. Mudou-se para Sorocaba quando tinha três anos de idade e já morou também na cidade de São Paulo e Bragança Paulista, mas atualmente reside em Sorocaba, onde desenvolveu todo o seu trabalho em teatro e como professor. Casou-se e teve dois filhos, para ele, o amor é condição para tudo na vida. Ele procura sempre unir a música, o teatro e a dança com sua família. Gil estudou e fez graduação em Sorocaba, mestrado e doutorado na PUC-SP.  Começou a escrever aos 16 anos e sempre adorou cinema e literatura, mas acabou se fixando mesmo em teatro.
            O dramaturgo e pesquisador de iluminação Roberto Gil Camargo assumiu a direção do Katharsis em 1995 propondo uma nova dinâmica nos trabalhos desenvolvidos pelo grupo. Apresentando obras mais densas, o grupo partiu em busca de uma linguagem cênica própria, única. Iniciou, então, um período de estudos,  promovendo seminários acerca do teatro contemporâneo que resultaram no espetáculo, conferência intitulada, Endoscopia (2005). Em seguida, os seminários se tornaram atividades anuais no calendário do grupo, sendo apresentados no intuito de estimular a discussão teatral no evento Seminário Contemporâneo, que já em sua 4º edição apresentou colóquios com temas relacionando o teatro à arte-educação, à  sua história na cidade de Sorocaba, às mídias e ao homem contemporâneo.
            Após "Um bonde chamado desejo", a apresentação de Endoscopia marcou a opção do grupo por ser um teatro de pesquisa, preocupado com a estética teatral. Em, "Aves, ovos e parafusos", particularizou a linha de pesquisa dando forma e legitimidade ao grupo. O espetáculo foi premiado em importantes festivais nacionais chegando a ser selecionado para participar do 5º Festival de Acciones Escenicas Lima-Norte 2007, no Peru, além de ganhar melhor espetáculo no 21º Festival Universitário de Teatro de Blumenau, entre eles, o de melhor direção, homenageando Gil. E atualmente, o Katharsis realiza ao longo do ano seminários, imersões e apresentações, focando seus trabalhos, principalmente, na participação em festivais e mostras teatrais.
            Assim como a maioria dos autores, Gil também tem seus prediletos, como Álvares de Azevedo, Guimarães Rosa e Jorge Amado. Com o prazer de escrever, com a ajuda de críticas e baseando-se nos seus pensamentos além dos caminhos já trilhados por ele, o dramaturgo e literário Roberto Gil publicou 5 livros e vários textos disponíveis em jornais e na Internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário